sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Como assim?


Bom, já é meio que óbvio o sobre o que vou falar né? Assunto sério: ANOREXIA !!! OMG"
É mais ou menos assim: A pessoa persiste em manter seu peso baixo dos níveis esperados pela sua estatura, pois enxerga seu próprio  corpo de forma distorcida, se vê "gordo" e mesmo que todos digam "Não, você está magra, na verdade muito magra" ela não acredita e insiste em continuar perdendo peso. Faz de tudo para emagrecer, inclusive causar vômitos, jejuar, tomar laxantes... G_G
O estranho é que não se tem uma explicação para isso: Pessoas que se veem acima do peso quando na verdade estão abaixo do ideal, por isso deve ser levado muito a sério.

# Atenção: A idade media em que esse casos acontecem são os 17 anos...  Mas tem tratamento! Ufa!!!

 -Tratamento
O tratamento da anorexia continua sendo difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso. Por enquanto as medicações têm sido paliativos. As mais recomendadas são os antidepressivos tricíclicos (possuem como efeito colateral o ganho de peso). Os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina têm sido estudados mas devem ser usados com cuidado uma vez que podem contribuir com a redução do apetite. É bom ressaltar que os pacientes com anorexia têm o apetite normal, ou seja, sentem a mesma fome que qualquer pessoa. O problema é que apesar da fome se recusam a comer. As psicoterapias podem e devem ser usadas, tanto individuais como em grupo ou em família.A indicação dependerá do profissional responsável. Por enquanto não há uma técnica especialmente eficaz. Forçar a alimentação não deve ser feita de forma rotineira. Só quando o nível de desnutrição é ameaçador. Forçar alimentação significa internar o paciente e fornecer alimentos líquidos através de sonda naso-gástrica. Geralmente quando se chega a isso torna-se necessário também conter (amarrar) o paciente no leito para que ele não retire a sonda.

 - Viu meninas, cuidado com essas situações e quando acharem que estão "acima" do peso, comentarem com amigos e eles dizerem: "Que nada você é magra"  ou "Você etá no peso normal" acredite: Eles não estão fazendo isso só para agradar vocês mas porque é verdade. Se ainda assim ficar na duvida calcule seu IMC !!!

Como calcular o IMC ? 
 - É simples, divida seu peso (em quilogramas) pela sua altura ( em metros) ao quadrado.
Ex: Peso = 57 kg  , Altura = 1,65m
 IMC=   57 / 1,65 ² 
 IMC=   57 / 2,72
 IMC=   20,93

Para saber em qual situação está, consulte a tabelinha : 



ResultadoSituação
Abaixo de 17Muito abaixo do peso
Entre 17 e 18,49Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,99Peso normal
Entre 25 e 29,99Acima do peso
Entre 30 e 34,99Obesidade I
Entre 35 e 39,99Obesidade II (severa)
Acima de 40Obesidade III (mórbida)




 Liv 01 Liv 14 Eur. Psychiatry 2001: 16, 232-8
The Prognostic Value of Initial EDI scores in Anorexia Nervosa
C. Bizeul 


Se cuidem =D

Beijos;* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário